palco_alargado_bom_sucesso.jpg

ESCOLA A

UMA SÓ VOZ

Um trabalho que congrega toda uma comunidade educativa em torno da música num palco virtual 3D

 
APRESENTAÇÃO

Contrariando as limitações impostas pelo atual contexto de pandemia e encarando-as como uma oportunidade, a Clave de Soft apresenta um novo projeto/atividade intitulado "Escola a Uma Só Voz" que reúne num palco Virtual 3D, alunos, professores, funcionários e pais, entoando o hino da escola / agrupamento de escolas.

O resultado é um coro de centenas de vozes com imagens impressionantes que deixam uma marca indelével na memória de quem participa, promovendo o espírito de união e identidade da escola / agrupamento de escolas.

É também um formato adequado para a época natalícia, onde toda a comunidade educativa se une para cantar um tema de Natal num palco repleto de neve e onde não faltam o pinheiro com as luzes a piscar, o presépio, e toda a magia própria do Natal.

  • Hino Agrup Ferreira do Zêzere
  • -
  • Comunidade Educativa
00:00 / 00:00
  • Hino Agrup Silves Sul
  • -
  • Professores, Pais e Alunos
00:00 / 00:00
 
ESCOLAS
Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos

O Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos é a primeira instituição educativa pública a aderir ao "Escola a Uma Só Voz" optando por gravar o hino do agrupamento criado de raiz para o efeito e cantado por toda a comunidade educativa. Aguardamos assim, com muita expectativa, o resultado deste trabalho.

Colégio A Quinta de Sintra

O Colégio A Quinta de Sintra foi a segunda instituição a aderir ao "Escola a Uma Só Voz" com a gravação do seu hino, cujo trabalho será lançado já no próximo mês de fevereiro, o que constituirá certamente um presente muito especial para toda a comunidade educativa neste início de Ano 2021.

Colégio do Bom Sucesso

O Colégio do Bom Sucesso foi a primeira escola a aderir ao projeto "Escola a Uma Só Voz" com paixão e entrega total a um projeto pioneiro que reuniu neste trabalho alunos, professores, funcionários, direção e pais do colégio.

 
PERGUNTAS FREQUENTES

Qualquer escola pode aderir?


Sim. Qualquer escola poderá aderir ao projeto "Escola a uma só voz", independentemente da sua dimensão.




A escola tem algum custo com o projeto?


A escola não tem qualquer custo com a realização do "Escola a Uma Só Voz", exceto se esta tiver uma dimensão muito reduzida e pretender mesmo assim avançar com o projeto.
Neste caso, efetuar-se-á uma auscultação prévia junto da comunidade educativa no sentido de se obter o número total de alunos, professores, educadores e pais interessados em participar mediante o pagamento de um valor (definido pela escola) pela sua inscrição. O total deste valor juntamente com a verba disponibilizada pela escola, se necessário, determinarão a viabilidade do projeto.




Em quanto tempo se realiza o projeto?


A duração média do projeto "Escola a Uma Só Voz" é de 10 semanas:

  • 3 semanas para a divulgação e obtenção de eventuais apoios
  • 3 semanas para as inscrições e ensaios do tema escolhido
  • 2 semanas para as gravações e uniformização dos vídeos individuais
  • 2 semanas para a produção do áudio master e do vídeo final.
No entanto, a duração efetiva do projeto está diretamente relacionada com a dimensão da instituição educativa e com o número de participantes.
Numa escola de dimensão reduzida onde existam, supondo, 70 inscrições, poder-se-á realizar o projeto em apenas um mês.




Se a escola não tiver um hino é possível criá-lo?


Sim. Se a escola não tiver um hino, a Clave de Soft compromete-se a criá-lo (música e orquestração) a partir de uma letra que deverá, essa sim, ser criada pela instituição educativa. Neste caso, haverá um custo para a escola associado à criação do seu hino.




É possível a escola gravar um tema diferente do hino?


Sim. A escola poderá gravar o tema que entender. Para isso apenas tem de dispor do instrumental com qualidade ou eventualmente enconmendá-lo à Clave de Soft. Uma temática muito querida para este formato é o Natal, com um palco criado dentro do espírito e da magia da época natalícia.




Existe um limite para o número de participantes?


Não. No entanto, quanto maior for o número de participantes, menor será o foco dado a cada um pelo que, de uma forma geral, um palco deverá ter no máximo 300 a 400 participantes. Quando a escola / agrupamento de escolas tiver mais de 400 inscrições, estas deverão ser distribuídas por dois palcos, dando origem a dois vídeos finais distintos, supondo, um vídeo para o 1º e 2º ciclos e outro vídeo para o 3º ciclo e secundário.




De que forma os participantes efetuam a inscrição na atividade?


A inscrição do aluno na atividade é feita através de um "Formulário de Inscrição" entregue a cada encarregado de educação. Depois de preenchido deve ser devolvido à escola juntamente com a verba correspondente ao custo da atividade. Professores, funcionários e pais poderão inscrever-se da mesma forma na atividade, solicitando para isso o referido formulário na secretaria da respetiva escola.




Em que consiste a atividade/projeto "Escola a Uma Só Voz"?


A atividade/projeto "Escola a Uma Só Voz" pretende reunir toda a comunidade educativa de uma escola / agrupamento de escolas num palco virtual 3D para cantar um tema à escolha, em princípio o seu hino (caso não exista poderá ser criado). Para isso, alunos, professores, funcionários e pais são convidados a ensaiar e a gravar o tema escolhido, com a ajuda de recursos fornecidos pela Clave de Soft, bem como dos professores de música da instituição educativa. Cada participante grava um vídeo e todos os vídeos são colocados no palco virtual 3D, lado a lado, formando um coro de dezenas/centenas de vozes.




Quais as etapas do projeto?


O proejto "Escola a Uma Só Voz" divide-se nas seguintes etapas:

  1. Divulgação e sensibilização da comunidade educativa.
  2. Obtenção de eventuais apoios para baixar o preço da atividade.
  3. Inscrições dos participantes na atividade.
  4. Ensaios presenciais e/ou online do tema escolhido.
  5. Gravações dos vídeos individuais por cada participante.
  6. Uniformização dos vídeos de acordo com os critérios estabelecidos.
  7. Produção do áudio master dos vídeos (mistura e masterização).
  8. Produção do vídeo final em palco virtual 3D (Motion Graphic 3D).




De que forma a escola formaliza a sua intenção de adesão ao projeto?


Para a escola / agrupamento de escolas formalizar a sua intenção de adesão ao projeto "Escola a Uma Só Voz" deverá preencher o Formulário de Adesão que lhe é enviado pela Clave de Soft, imprimi-lo, assiná-lo e devolvê-lo digitalizado para: geral@clavedesoft.pt




Ao enviar o Formulário de Adesão a escola é obrigada a participar?


Não. O Formulário de Adesão, quando enviado para a Clave de Soft, apenas formaliza a intenção da escola / agrupamento de escolas aderir ao projeto, não existindo qualquer compromisso de adesão. Só depois de uma análise aos dados constantes no formulário poderá ser acionado um conjunto de procedimentos com vista à criação das condições de viabilidade para o projeto poder avançar.





Contacte-nos!